• Soluções em CFTV residencial e empresarial.(Repres. Intelbras)
  • Medição, Fusão, Manutenção, Supervisão e Lançamento de fibra óptica
  • Infraestrutura de Redes física, Cabeamento Estruturado e Elétrica
  • Supervisão de lançamento Cabo OPGW
  • Fusão de Fibras Ópticas
JoomlaTemplates.me by BlueHost Reviews

Você sabe o que é um cabo OPGW e como os dados são transportados por meio dele?

 Mas, afinal, o que é um cabo OPGW? A sigla vem do inglês ( Optical Ground Wire), que significa fio de aterramento   óptico e nada mais é que um cabo para-raios com um núcleo de fibra óptica. E é essa característica que torna este cabo   tão especial. Além de ser o mais confiável contra vandalismos, o cabo OPGW possui duas funções em um único cabo: a   de proteção contra descargas atmosféricas e a de transmissão de dados e voz.

 O OPGW é ainda muito resistente e suporta tensões mecânicas como ventos fortes e até gelo. É bem no meio deste   cabo  de aço que estão instaladas as fibras ópticas e, apesar da aparente fragilidade, são estes fios transparentes os   mais  eficientes para transportar dados livres de influências eletromagnéticas, sem qualquer limitação em função da   relação sinal e ruído. 

Essas fibras, que são um pouco mais grossas que um fio de cabelo humano, se chamam ópticas porque elas utilizam a luz para transmitir os dados em alta velocidade. Além disso, a capacidade de transmissão de dados de uma fibra óptica é maior que qualquer sistema baseado em cabos de cobre.

Notícias